segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Benefícios da Musicoterapia para o autismo


A principal razão por trás de se utilizar a música para tratar distúrbios médicos, como o autismo, é o fato universal que quase todo mundo responde a pelo menos algum tipo de música. De acordo com especialistas, o potencial da terapia de música está no fato de que esta técnica não incorporar a comunicação verbal e, mais importante, é um reforçador natural. Os musicoterapeutas acreditam que, com crianças autistas, esta terapia com sucesso funciona como uma opção de tratamento não-ameaçador. Mais sobre este segue ...

Impacto da Musicoterapia em crianças autistas

Não é difícil perceber que as crianças que sofrem de autismo apresentam nenhum interesse e / ou são atraídas para se engajar em atividades sociais como as pessoas normais fazem. E é aqui que a musicoterapia funciona tão bem. Quando as crianças autistas são expostos a várias sessões de música, de alguma forma eles aprendem a reconhecer uma oportunidade de se expressar, embora não de forma vívida, mas de uma forma promissora. Por exemplo, um musicoterapeuta pode trabalhar com a criança afetada, ajudando ele / ela ficar noiva em um jogo que envolve a passagem de uma bola frente e para trás, respondendo à música. Da mesma forma, pode haver jogos musicais onde a criança pode ter de ficar com um grupo de outras crianças. Assim, atividades como essas, tentar ajudar a criança a desenvolver um comportamento social.

Ajudar uma criança autista manter e canalizar a atenção é outra meta que um musicoterapeuta alcança, tentando alcançar uma corda entre um tom específico, nota ou tom da música e da criança afetada. Um exemplo pode ser jogando um instrumento próximo da face da criança. Isto pode não apenas ajudar a criança a aumentar seu / span atenção dela, mas também pode encorajar o contato visual, que é novamente uma meta importante do tratamento. A musicoterapia é um amálgama de auditiva, visual e sensações táteis. E esses fatores ajudam a estimular os órgãos sensoriais das pessoas autistas.

A linguagem é uma das áreas cruciais do desenvolvimento que as crianças autistas com problemas graves. E a terapia de música pode ter um impacto enorme em ajudar os pacientes a melhorar a sua capacidade de fala que envolve, principalmente, a conceituação, simbolização, e compreensão. Especialistas dizem que a música é processada em ambos os hemisférios do cérebro. E por causa disso, a terapia pode realmente ajudar as pessoas autistas para melhorar o funcionamento cognitivo e se apossar de suas habilidades lingüísticas. Tem-se observado que quando as crianças autistas a envolver-se em cantar ou dançar, de alguma forma desenvolver a força para quebrar o padrão de isolamento, e começam a se comunicar, mesmo que isso é feito somente através de cantar. Musicoterapeutas estão cientes do fato de que pessoas que sofrem de autismo deixe o seu poder de percepção para acolher os sons musicais mais facilmente e rapidamente do que comandos verbais ou abordagens. Então, se uma pessoa autista pode conectar entre a música que ele / ela está ouvindo e as suas próprias ações, então este pode ser capaz de emergir como um quebra-gelo para motivar comunicação. Então, se uma criança autista é capaz de expressar-se através do canto e não falar, então o musicoterapeuta pode trabalhar em técnicas sistemáticas para melhorar a capacidade da criança de aprendizagem da fala com a ajuda de atividades de música vocal. A maioria dos terapeutas de música compor canções que incluem palavras simples ou frases recorrentes para aguçar a linguagem da criança autista. E quando essas aulas de música são ensinados ou apresentado com sinais visuais e táteis, os resultados poderiam ser mais promissoras.

Como as crianças autistas são socialmente isolados, e preferem ficar ou recuar em seu "próprio mundo", para eles o conceito de "construção de relacionamentos" pode não existir. Eles costumam ficar indiferente aos sentimentos alheios, e evitaria qualquer contato físico, como abraços ou abraçando, e ignorar qualquer tentativa de abordagem social por qualquer pessoa. Então, o que lhes dá a musicoterapia é uma oportunidade para construir uma low-key ", não ameaçador", relação não-verbal com um instrumento, como o que foi dito por pesquisadores da Universidade Wilfrid Laurier, CAMT. O mais provável é que o som, sentir e aparência geral do instrumento ajudaria o indivíduo se abrir e dar o primeiro passo para um ponto inicial de contato. E com o instrumento de jogar como o intermediário, o terapeuta pode gradualmente entrar no "mundo" do paciente. E uma vez que o terapeuta estabelece um contato de confiança com o cliente, ele pode implementar uma variedade de técnicas musicais para atrair o paciente para fora de sua / seu mundo interno de negligência social. No entanto, os investigadores têm também que há uma possibilidade de que a mesma técnica de terapia de música pode levar a resultados indesejáveis. Por exemplo, em alguns casos, os especialistas descobriram que música agravada a retirada e "auto-isolamento" comportamento em pessoas com autismo. Segundo eles, se a aplicação da musicoterapia não é feito de uma forma cuidadosamente controlado e estruturado, então ele pode empurrar indivíduos autistas mais profundo em seu mundo ritualístico.

Especialistas médicos concordam com o fato de que os benefícios da musicoterapia para o autismo não vem fácil, pois o processo é lento e árduo. E por causa do curso lento do tratamento, em algum momento, os pais e até mesmo o terapeuta pode sentir que eles estão perdendo a batalha. Mas há casos de crianças autistas em silêncio, deixando a sua sala de aula, cantando suavemente com todas as palavras e frases significativas ensinadas na sessão, que é uma experiência gratificante para o professor e os pais também.

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