segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Manchas brancas na boca


Manchas brancas na boca é um sintoma, e não uma doença, que se manifesta em muitas condições que afectam a cavidade oral. Estes pontos podem ocorrer em qualquer ponto das membranas mucosas da cavidade oral, incluindo a bochecha, língua interior (mucosa bucal) e as gengivas. Manchas brancas na boca também podem se manifestar na forma de manchas ou grupos. No entanto, é importante notar que qualquer tipo de alteração na cor da cavidade oral é indicativo de uma mudança na actividade celular. Por isso, é preciso compreender as diversas causas de manchas brancas na boca, de modo a diagnosticar a doença e segui-lo com tratamento adequado. Dada a seguir são as causas, sintomas e tratamento de manchas brancas na boca.

Causas de manchas brancas na boca

Como dissemos anteriormente, manchas brancas na boca é geralmente um sinal de uma das várias condições subjacentes, que variam de infecção fúngica a lesão pré-cancerosa, que acomete a cavidade oral. Discutidas a seguir são algumas das principais causas de manchas brancas na boca:

Candidíase Oral

Candidíase oral, ou candidíase oral que é vulgarmente conhecido como, é uma infecção fúngica da cavidade oral, que é causada pelo fungo espécie Cândida albicans. Esta infecção é uma das causas mais comuns de manchas brancas na boca. Na maioria dos casos, esta infecção ocorre em indivíduos imunocomprometidos, como uma infecção oportunista, especialmente, sob a forma de manchas brancas na boca de um bebé. Pode também, resultar de dentaduras mal ajustadas. É, principalmente, mostra sintomas de manchas brancas na boca, principalmente na língua e no palato, que aparecem na forma de patches.

Líquen plano

Líquen plano é uma condição não-contagiosa que afecta as membranas mucosas da cavidade oral, resultando na descoloração sob a forma de manchas brancas. Essas manchas brancas geralmente formam uma rede de aranha-como padrão. Embora a causa exacta desta condição não é conhecido, acredita-se que não há patogénio envolvido nesta doença. Enquanto deficiências nutricionais, reações alérgicas, tabaco de mascar e fumar, etc, são consideradas as causas prováveis ​​desta condição, nenhum tenha sido provado conclusivamente.

Leucoplasia

A leucoplasia é uma lesão pré-cancerosa oral, que passa a ser ainda uma outra causa de manchas brancas na boca. Esta condição normalmente se manifesta como manchas brancas aderentes, principalmente na mucosa bucal perto dos molares. Estas manchas brancas podem ser distinguidas das candidíase oral, em que, estas manchas são normalmente, assintomática em natureza e não pode ser puxado para fora. A principal causa de patches leucoplasia é o tabaco de mascar e fumar.

Outras causas

Outras causas de manchas brancas na boca incluem amigdalite (que causa manchas brancas nas amígdalas), queratose pharyngis, úlceras na boca, etc No caso de uma doença chamada sarampo pode-se observar as manchas brancas na boca, que são referidos como manchas de Koplik. Essas manchas brancas são tipicamente vistas sobre um fundo avermelhado. Estes são o primeiro sinal oral de sarampo, que são procurados como manchas brancas na boca das crianças que sofrem de sarampo.

Os sintomas que acompanham manchas brancas na boca

Na maioria dos casos, manchas brancas na boca são também acompanhadas por alguns outros gerais de sintomas, mais proeminentes entre os quais:

* Sensação de queimação na boca

* Incapacidade de comer comida, comida picante, especialmente devido à dor, levando a perda de apetite

* Mudanças no sabor ou gosto ruim na boca

* Em casos graves de leucoplasia e outras doenças que causam manchas brancas, pode haver dificuldade na abertura mandíbula ou outros produtos problemas dentários

Estes sintomas são úteis no diagnóstico das condições acima mencionadas, que levam a manchas brancas na boca.

Tratamento de manchas brancas na boca

O tratamento de manchas brancas na boca dependerá do factor subjacente fazendo com que ele. Se as manchas brancas são devidos a candidíase, em seguida, o paciente terá se submeter ao tratamento candidíase oral sob a forma de drogas antifúngicas. Se a pessoa tem dentaduras mal ajustadas, em seguida, ele deve levá-los reparado ou substituído. Se as manchas brancas são devidas ao sarampo, em seguida, o paciente deve imediatamente ir ao médico e ter um tratamento adequado para esta condição. Para o tratamento de condições pré-cancerosas como leucoplasia, em primeiro lugar a pessoa vai ter que parar o consumo de tabaco, após o que o dentista irá prescrever medicações tópicas, como cremes ricos em vitamina A, etc

Você pode também gostar de ler mais sobre:

* Os Pontos brancos em Tongue

* Os Pontos brancos em Dentes

Embora, manchas brancas na boca não são necessariamente um sintoma muito grave, como mencionado acima, pode haver casos, em que esse sintoma pode se manifestar como um sinal de uma lesão pré-cancerosa. Assim, em tais casos, é importante para obter a causa exacta diagnosticada, de modo a tratar a condição em uma base de prioridade para evitar quaisquer outras complicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário