quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Seis soldados afegãos morrem por fogo amigo alemão


O fim de semana trouxe mais violência em Cabul neste fim de semana, com os soldados alemães se envolver em um tiroteio com militantes do Taleban na região. Durante a confusão, três soldados alemães foram mortos e, também, tragicamente, o fogo amigo de tropas alemãs mataram seis soldados afegãos. O acidente ocorreu na província de Kunduz, onde o exército alemão já foi criticado devido a um ataque aéreo em dezembro passado que acabou matando 142 pessoas, incluindo muitos civis. Central de comando, confirmou o incidente, embora o número de soldados afegãos mortos foi anotado como cinco em seu relatório oficial.

No relatório oficial, os líderes militares alemães observou que o incidente ocorreu quando os soldados alemães estavam em uma corrida para chegar a combater militantes em cerca de sete horas quando dois veículos civis foram anotados. Comandando os veículos a parar, os alemães abriram fogo quando eles não conseguiram fazê-lo. Foi somente mais tarde que se descobriu que o veículo transportado tropas afegãs e uma investigação vai ocorrer em breve. Talvez levando ao incidente, as tropas alemãs tinham sido atacados pouco antes durante a realização de várias missões perto de Kunduz.

Ani Murad Geral, o comandante das forças afegãs no norte do Afeganistão observou que seus transportes de tropas estavam retornando para a base após reabastecimento unidades do exército e da polícia. Notável Ani, "Eu não sei o que essas tropas alemãs disparou contra nossos soldados". Joerg Langer, uma porta-voz do Comando Central alemão, disse: "Nós obviamente lamentamos este incidente muito", mas não revelou mais detalhes ou falar mais sobre o assunto, o que é certo para causar tensão crescente entre as forças na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário